segunda-feira, 15 de abril de 2013

Chinese Democracy - Guns n' Roses

  Jaquetas de couro, bandana na testa, óculos de aviador no olho, cabelos armados, cigarros meio caídos na boca e riffs que penetravam nosso ser mais fortemente do que a segunda dose de heroína. Pois é, parece fazer tanto tempo, mas no passado, assim era Guns n' Roses. Nunca se saberá o que esses caras tinham de tão especial, e nunca se medirá a decepção que comove as entranhas do nosso ser ao ouvir Chinese Democracy.
  Logo na primeira música, com a música Chinese Democracy que entitula o álbum, temos uma prévia de que não estamos mais ouvindo Guns n' Roses, e sim o projeto solo de Axl Rose. Solos de guitarra que lembram bandas de post hardcore, como Escape The Fate e Fallin' Reverse.
  Não venha brigar comigo, dizendo que estou dizendo que o Guns n' Roses de hoje é um lixo, que as letras são ruins e as músicas piores ainda. NÃO! Vejo sim uma qualidade musical no disco, mas convenhamos que não se compara com o Guns n' Roses de dez anos atrás.
  Guns n' Roses era a banda perfeita, seus integrantes eram verdadeiros ícones do rock. O guns tinha um jeito de tocar, tanto em seus discos de estúdio quanto em suas performances ao vivo, que delirava a quem os ouvisse. O ouvinte se deliciava com o vocal impressionante de Axl Rose, alcançando agudos irreais e com um timbre de voz mágico, que serpenteava sua voz por entre as notas de Slash, um dos maiores guitarristas de todos os tempos, criador de riffs inesquecíveis, como o de Swett Child O' Mine, Guns contava ainda com o guitarrista Izzy Stradlin, o baterista Steven Adler e o Baixista Duff Mckagan, sempre uma referência musical a todos os fãs de Guns.
  Junte o talento de todos os membros com as letras que eram perfeitos poemas dignos de premiações literárias. Guns tinha tudo para dar certo, causando euforia e orgasmos mentais em seus fãs ao redor do mundo. Só havia um problema. Eles eram humanos.
  As frequentes brigas e os tão famosos conflitos internos fizeram com que a banda se separasse, restando apenas Axl Rose, que foi a luta na justiça (e ganhou) para ficar com o nome da banda. Axl fez o que tinha que fazer, seguiu em frente, reuniu os cacos e juntou uma equipe de músicos mega conceituados criando novas formações do Guns n' Roses, e dessa nova formação, surgiu Chinese Democracy.
  Como já foi anteriormente dito, eu não acho Chinese Democracy ruim, não acho suas músicas sem ritmo, seus riffs fracos, seu vocalista sem carisma ou suas letras fracas. O problema, é que Axl Rose tinha em seu poder um nome, tinha o nome Guns n' Roses, e a expectativa era muito grande, e Axl deixou MUITO a desejar.
  Temos por exemplo a música que titula o disco, que me tem um jeito muito parecido com Georgeous Nightmare, do Escape The Fate. Uma boa música, ambas são, mas nenhuma delas chegará aos pés de Baby don't cry, Patience, ou November Rain.
  Já que citei November Rain, chamo a atenção de vocês para a música Streets Of Dream, que começa no tempo 13:14 do vídeo logo abaixo, em 13:32 temos uma parte dela que nos lembra uma música, e eu aposto que todo fã de Guns acertará qual é! É uma clara tentativa frustrada de copiar a entrada para o solo de November Rain.
  Logo em seguida temo a música If The World, que tem um início que mais parece um tecno flamenco, e a batida que leva a música até o fim mais parece ritmos consagrados nos anos 80'.
  Para os que acham que só estou falando mal de Chinese Democracy pelo fato de Axl ter sido estupidamente burro e ter chutado o verdadeiro Guns n' Roses e ter colocado em uma das maiores bandas de rock de todos os tempos caras como Buckethead e Richard Fortus, vai um fato para os senhores. Chinese Democracy ganhou apenas um grande premio, O disco foi eleito o 4º álbum mais mal-sucedido de toda a história do rock.
  Para os mais céticos, eu os convido a ver a filmagem do rock in rio de 2012, onde o Guns n' Roses se apresentou, após chegar com mais de três horas de atraso deixando fãs esperando na chuva para ver Axl Rose cantar com capa de chuva. A capa de chuva é apenas um porém, pois chamo a atenção de vocês, e relação ao refrão de Chinese Democracy, que é logo a primeira música. Quando chega o refrão, o playback é aumentado, e Axl canta uma oitava abaixo. neste show, Axl desafinou, perdeu tempos, notas, e prestígio!
  Tenho orgulho em dizer que sou fã de Guns n' Roses, um Guns n' Roses que já não existe mais.

0 comentários:

Postar um comentário