segunda-feira, 15 de abril de 2013

Live After Death

  Escrever sobre Iron Maiden é sempre muito complicado, ainda mais considerando que quem está escrevendo é um grande fã da banda. Mas afinal, como não ser? Liderados pelo ex professor formado em História Bruce Dickson, somado com a intelectualidade de Steve Harris, com toque de baixo com três dedos mega conhecido, lembrando uma cavalgada, junto com as guitarras de Dave Murray e Adrian Smith, com seus solos longos dando uma singularidade especial para as músicas, isso sem falar, é claro, do insano Nicko Mcbrain, com seu jeito único e seus surtos de loucura espetaculares.
  Liderados pelo consagrado e mundialmente conhecido que é o timbre único e a extensão de voz agudíssima de Bruce Dickson, o Iron Maiden é uma das maiores bandas de rock da atualidade tendo reconhecimento nos quatro cantos do mundo.
  Tudo isso, somado com performances cinematográficas e efeitos especias dignos de Oscars, mais uma legião de fãs completamente insana, fez do ano de 1985 um ano mágico. Neste ano, foi gravado o  DVD de Live After Death na cidade de Long Beach (Califórnia).
  Logo nos primeiros segundos de filmagem, já se pode ver a legião de fãs, em meio bandeiras inglesas, mascaras de Ed, cartazes, e gargantas quase falhas pelos gritos de expectativas que se encontrava na pista. Era o que esperava a banda, um aglomerado de rockeiros esperando seu maior sonho se tornar realidade.
  Então, os gritos sessam por alguns microsegundos quando um dos megafones é acionado. Ouve-se então a intro da música Aces Hight, uma famosa de Winston Churchill, dita no ano de 1940, na segunda guerra mundial:

"We shall go on to the end, we shall fight in France, we shall fight on the seas and oceans, we shall fight with growing confidence and growing strength in the air, we shall defend our Island, whatever the cost may be, we shall fight on the beaches, we shall fight on the landing grounds, we shall fight in the fields and in the streets, we shall fight in the hills; we shall never surrender!"

 Começa então a intro de Aces Hight, quando entra o Maiden, e é engraçado, mas se prestar atenção, vê-se o esforço que Bruce faz para cantar essa musica. Até porque o DVD é de 1985, e Bruce evoluiu MUITO para ser o vocalista inigualável que é hoje.Quando Bruce anuncia o início de The Tropper, é interessante ver a potência da voz já naquela época, quando ele inicia a música logo no riff inicial para puxar o público. 
  Algo anteriormente dito, foi a assinatura de Steve Harris com o toque no baixo com três dedos, em Flight of Icarus, é muito nítido isso, podendo ser facilmente notado logo nos primeiros minutos.
  A grande maioria das músicas deste DVD são clássicas do Maiden, o que ajuda muito o público a ter seus delírios com refrões, e riffs consagrados. Principalmente quando durante a música Iron Maiden um Ed gigante entra no palco. Dizem que um dos braços desse Ed gigante ficou a apenas alguns centímetros da cabeça de Nicko. 
  Falando em Nicko, pouco antes de começar a música Run To The Hills, Bruce disse sobre Nicko "Esse é o cara mais insano que eu já conheci em toda a minha vida!"
  Algo que me impressiona no Iron Maiden, é a presença de palco, pois uma crítica negativa que muitas pessoas fazem em relação ao Iron Maiden é o fato de parecer que todos as performances são iguais em todos os shows, mas as performances, essas que os mais críticos dizem ser "todas iguais", são impressionantes, levando legiões de pessoas ao delírio!
  Iron Maiden foi, é, e sempre será, uma das maiores bandas de todos os tempos!

Setlist:

1 Intro: Churchill's Speech/Aces High
2 2 Minutes To Midnight
3 The Trooper
4 Revelations
5 Flight Of Icarus
6 Rime Of The Ancient Mariner
7 Powerslave
8 The Number Of The Beast
9 Hallowed Be Thy Name
10 Iron Maiden
11 Run To The Hills
12 Running Free
13 Sanctuary

0 comentários:

Postar um comentário