domingo, 14 de abril de 2013

Dexter, a mão esquerda de deus

"E deus fez do homem sua imagem e semelhança"
  Dexter é o anti-herói que cativa a todo e qualquer ser humano que tenha contato com a magnífica história proposta por seu criador, levando seus fãs até a compará-lo com anjos vingadores. Justamente, a ideia do título "a mão esquerda de deus" nos trás a ideia de um lado sombrio (esquerdo) de deus.
  A maioria das pessoas deve estar se perguntando porque estou pondo Dexter na seção de livros, e provavelmente devem estar pensando que eu simplesmente errei de categoria, já que Dexter ficou muito conhecido pela serie de TV americana onde Dexter é interpretado por Michael C. Hall (gamer, six feet under), mas o caso é que a grande maioria das pessoas não teve acesso a uma informação.
  Dexter foi inspirado em um livro de mesmo nome da serie. Jeff Lindsay escreve Dexter, a mão esquerda de deus em 2004 e conta basicamente a mesma história da série produzida pela Showtime, onde Dexter é encontrado na cena de um crime (onde sua mãe fora brutalmente assassinada por uma serra elétrica) por Harry, um policial de longa data que veio a adotá-lo. Logo em sua infância, Dexter demonstra natureza psicótica. Quando uma de suas "experiências" com animais é descoberta por seu pai adotivo, Harry resolve não mandá-lo para tratamentos e psiquiatras, ao invés disso, seu pai tem a brilhante ideia de usar a natureza psicótica de seu filho para que Dexter usasse-a apenas em criminosos que escaparam impunes da justiça, Harry então cria um código, o qual Dexter passa a seguir friamente, passando até se tornar perito criminal para ficar mais perto dos casos julgados "suspeitos".
  A trama gira entorno deste nosso Serial Killer de criminosos, e a forma como Lindsay consegue fazer o leitor se identificar com os dilemas em relação a consciência de nosso protagonista e mexer com o nosso psicológico é simplesmente brilhante. O leitor passa a se ver, conforme a trama vai se desenvolvendo, totalmente dividido aos princípios impostos pela sociedade, e à torcida pelo sucesso de nosso anti-herói. Jeff Lindsay conseguiu tornar o repugnante belo, e o correto, totalmente chato!
  Agora, comparando o livro a serie, eu não tenho dúvida. O seriado Dexter é o meu favorito entre todos que já vi até hoje, mas o livro é esmagadoramente superior. Possuindo um  repertório de informações e detalhes, que fazem o leitor se deliciar mais a cada página virada, se apaixonando mais a cada paragrafo pelo protagonista.
  Se eu tivesse que resumir esse livro em uma palavra, seria IDENTIFICAÇÃO, pois o leitor não consegue não se identificar com o personagem.

Download aqui!

0 comentários:

Postar um comentário